terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cinema, comida e paixão.



Filme: Sem Reservas

Comparações à parte, esse remake consegue emocionar. Vale a pena ver as duas versões. A primeira - "Simplesmente Martha", produção alemã de 2001 e a segunda, mais recente, "Sem Reservas", com Catherina Zeta Jones no papel da chef bem sucedida e de um comportamento bastante conservador. A gastronomia é mais que um subterfúgio cênico: é parte fundamental do romance e acaba transformando-se em personagem nos dois filmes. Tudo isso sem falar na menina Zoe, e a atuação brilhante da mini atriz, Abigail Breslin ( Pequena Miss Sunshine). Um convite à diversão, ao romantismo, ao bom humor e claro, à gula.

Sem Reservas ( No Reservations)
EUA, 2007
Comédia
Direção: Scott Hicks
Elenco: Catherina Zeta Jones, Aaron Eckhart, Abigail Breslin, Patricia Clarson.

Simplesmente Martha (Bella Martha)
Alemanhã, 2001
Comédia
Direção: Sandra Nettelbeck
Elenco: Matina Gedeck, Sergio Casttellito, Maxime Foerste.

http://wwws.br.warnerbros.com/noreservations/



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Magia das Ervas

Ervas podem ser usadas como temperos, realçando o sabor dos pratos, trazendo requinte e sofisticação. Podem também ser usadas como remédio, nos conhecidos chás das nossas avós, grandes bruxas naturais. Magia e ervas sempre foram uma excelente combinação e eu diria ser improvável a eficácia de muitos encantamentos sem o uso adequado da plantinha certa. Porém, usar ervas aromáticas não é tarefa tão simples...não basta um pouquinho de alecrim aqui ou um manjericão acolá. A arte das ervas é bastante complexa e exige conhecimento e bom senso. Carregar no coentro ou cominho pode ser um verdadeiro desastre no final da receita. Certas ervas possuem um sabor muito acentuado e acabam por roubar o sabor das massas ou carnes. As verdinhas devem aparecer com uma certa discrição, provocando apenas um charme. Muito em breve vou postar as propriedades mágicas de algumas das ervas mais usadas na magia e que são encontradas com facilidade. Por hora, indico um livro que vem a calhar como assunto: "As ervas na cozinha" de Rosy Bornhausen, Bei Comunicação, 1998. Espero que gostem.

Gastronomia é comer olhando prô céu.
Millor Fernandes.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A felicidade raramente tem ligação com um estômago vazio. Provérbio Japonês

Comer é essencial à todo ser humano. Não desenvolvemos nossas faculdades mentais, intelectuais, além de nossas atividades sociais se não tivermos uma alimentação saudável e balanceada. Já nascemos dependendo da comida e através de uma dádiva materna somos alimentados desde os primeiros instantes da vida.
Todas pessoas comem, o que as difere é o que comem. A comensalidade é natural em todos os grupos sociais mas a forma como cada um come e elege seu alimento é cultural. É a cultura que determina através, por exemplo, da religião e suas interdições alimentares o que deve ou não ser comido. Outro mecanismo social que interfere na hora da escolha alimentar de diferentes grupos, é a mídia que com seu apelo induz ao consumo de determinados alimentos. No Brasil pensando em termos culturais cada região tem uma hábito alimentar diferenciado. Somos vários "países" num único e muitos pratos e estilos alimentares, porém com o estímulo da mídia somos capazes muitas vezes de abdicar de nossos hábitos culturais e ceder ao estímulo visual de uma campanha publicitária que mostra os prazeres de um "fast food", por exemplo. Embora estejamos acostumados a comer determinados alimentos, ceder ao desejo e deliciar-se com um sanduíche novo, mostra que assim como a cultura, a mídia também é coercitiva e influencia na escolha alimentar, sendo responsável até mesmo por criar sincretismos alimentares. É possível dizer que as sociedades modernas e industrializadas são mobilizadas em torno da gastronomia e nossa relação com a comida ainda comanda boa parte da atenção de governos, da mídia, da comunidade científica e de outras instituições.
O consumo de um suculento hambúrguer, com imagem veiculada constantemente pela mídia é capaz de aquecer um determinado mercado financeiro, além de provocar milhares de processos biológicos e psicológicos no nosso corpo. Por isso é necessário que estejamos atentos às nossas escolhas alimentares para não causarmos danos na qualidade de vida que desejamos e na nossa saúde.Quanto melhor comermos, mais poderemos viver.