segunda-feira, 29 de março de 2010

A arte pagã de pintar ovos de Páscoa

A Páscoa está chegando novamente e lembrei da fantástica arte e tradição pagã dos ucranianos em colorir ovos. São infinitas possibilidades de simbologias, tudo muito bem elaborado com cores e pura magia. Confira clicando no link do título.

terça-feira, 23 de março de 2010

"O Alimento tem desempenhado um papel significativo em celebrações de todos os tipos. Em épocas remotas, a Terra e a sua abundância eram conectadas com as Deusas e os Deuses. As frutas, as sementes, as raízes e as flores eram todas manifestações da divindade. Uma vez que perdemos o conhecimento das antigas magias, também esquecemos a tradição mística dos alimentos. Entretanto, energias infinitas ainda vibram no interior de nossas refeições. Elas esperam por nós para percebê-las e usá-las."

In: Scott Cunninghan - Enciclopédia de Wicca na Cozinha
Presente que ganhei do amigo Allan...


segunda-feira, 22 de março de 2010

Culinária e Magia da Água

Os alimentos dos mares e rios

Os peixes nadam no mar, nos rios e nos lagos. A Água de forma mágica fortalece a consciência psíquica. A carne dos peixes também é mais fácil de digerir do que a carne vermelha. Estes fatores indicam que os peixes são excelentes para aqueles que desejam aumentar a consciência psíquica. Peixe escaldado, peixe ensopado e sopas são particularmente potentes para esse propósito. Devido à sua longa associação com o amor, os peixes também são excelentes alimentos para se consumir a fim de expandir a sua habilidade de dar e receber amor. Também se achava que o caviar e o peixe eram afrodisíacos. Se o interesse pela atividade sexual for um problema, coma peixe e visualize.

In: Enciclopédia de Wicca na Cozinha - Scott Cunninghan/Ed.Gaia Alemdalenda

Dia da Água

Preservar Usar com consciência Dosar Sentir Valorizar

Água: Quem dera um dia a Água, Terra, Ar não precisem ter um Dia destinado à conscientização de nós, humanos seres dependentes da natureza. Que possamos aprender a cuidar e zelar dos nossos bens naturais, com responsabilidade. Enquanto isso não é fato, vamos celebrar o Dia Mundial da Agua, refletindo sobre seu uso, sua importância e em como estamos nos relacionando com ela. Essa data foi criada pela ONU com objetivo de chamar a atenção do mundo para a realidade de escassez e necessidade em torno da Agua. O importante de fato agora é, buscar alternativas e práticas rápidas para salvarmos nossa planeta. A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70 porcento da alimentação e do corpo humano são constituídos por água. A ONU aproveitou a data e anunciou a "Declaração Universal dos Direitos da Agua".

Brux@s conscientes com o uso da água:

  • Ao lavar a louça - ensaboe tudo primeiro com a torneira fechada e na hora de enxaguar, deixe a água da louça mais limpa ir caindo sobre a louça mais suja. Eu costumo ferver um pouco de água antes e jogar por cima da louça mais engordurada antes de iniciar a lavagem. Ajuda a tirar o excesso de gordura e assim podemos usar menos detergente na esponja.
  • Verifique possíveis vazamentos em casa, no prédio e preste atenção se há alguma torneira pingando. Corrija esses defeitos.
  • Descarga - evite dar descargas desnessárias, são inúmeros litros de água a cada vez que apertamos o botão.
  • Enquanto escovamos os dentes podemos manter a torneira fechada.
  • Acumule roupas para lavar todas juntas. Deixar de molho também ajuda na pré lavagem.
  • O banho pode ser o grande vilão do consumo exagerado de água: ensaboar-se ou passar xampu e cremes no cabelo podem ser feito com a torneira fechada.
  • Recicle a água da máquina de lavar para lavar calçadas ou regar jardins.
  • Evite lavar carros, calçadas, e qualquer tipo de desperdício de água.

sábado, 20 de março de 2010

O que eu ofereceria em honra à Vênus

http://goo.gl/z5wd

Receitas no link acima, deliciem-se com as imagens:

Ano de Vênus

Despedida do Sol... brilhou, aqueceu, trouxe calor, motivação e muita coisa boa mas, agora é hora de agradecer aos raios solares de 2009 e dar boas vindas à energia do amor e da beleza, presentes em Vênus.

Minha proposta aqui é, abrir um espaço prá pensarmos na energia desse planeta, influenciando a culinária mágica. Quais seriam os sabores, aromas, cores, texturas e quais cardápios poderíamos elaborar em honra aos poderes de Vênus. Vale de tudo um pouco se, pensarmos magicamente: um jantar a dois, uma boa mesa para os amigos ou até uma receita para comermos sós, basta bom gosto, refinamento e beleza. Desejo trazer textos com receitas e dicas das amigas e amigos, brux@s ou não, chefs, glutões e quem mais quiser opinar. Basta colocar a imaginação à serviço de Vênus. Aos bons amantes da mesa, dos prazeres imensuravéis do paladar venham dar boas vindas comigo à gula, totalmente permitida entre nós. Que venha Vênus a nos inspirar e abençoar. Amor e beleza prá nossas vidas nesse novo ano astrológico!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Chocolate de alfarroba - Páscoa com saúde

Ainda bem que continuo aberta aos novos sabores. Ganhei um bombom de alfarroba e nunca tinha ouvido falar disso. Se ninguém contar que não tem cacau dá prá acreditar que se trata apenas de um inocente chocolatezinho. Na verdade é muito mágico: Sem açúcar, sem lactose, sem glúten. Perfeito e saudável. Só hoje, pesquisando que fui descobrir mais detalhes:

A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio. Não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos. Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas. Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Fonte: www.bemalimentado.com.br/alfarroba