segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Paixão por Cupuaçú

Desde que conheci esse ícone dentre as frutas da região norte do Brasil me apaixonei intensamente. Sempre fui um tanto avessa a provar novos sabores mas, graças aos deuses venci esse saboroso desafio com relação ao cupuaçú. Quem gosta, ama... quem não gosta, não tolera. Não há meio termo em torno do sabor dessa fruta genuinamente tropical, assim como o açaí. Estava em Manaus quando provei o suco, o sorvete, o doce, a geléia, o bombom, o licor e tudo que era feito com cupuaçú e seu sabor ácido. Aos poucos a fruta foi ganhando destaque nas outras regiões do Brasil e hoje é comum encontrar sua polpa em qualquer supermercado. Vencemos o desafio e os japoneses não puderam pantentear o nome cupuaçú, assim como queriam. Foram 5 anos de brigas, com o esforço de Ongs e do governo. O nome cupuaçú tem seu uso entre os índios brasileiros e peruanos e sua versatilidade no uso culinário é imensa. Ele tem um parentesco muito próximo com o cacau e pesquisadores vem desenvolvendo um produto chamado de Cupulate, algo como um chocolate a base de cupuaçú, bem mais nutritivo e barato em relação ao cacau. Além da vantagem econômica, o "chocolate" de cupuaçu também é mais saudável. Segundo as pesquisas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, essa fruta tem alto teor de teobromina, substância com efeitos estimulantes iguais ao da cafeína, bem menores que os do cacau. A diferença entre os teores das duas frutas gira em torno de 85%.
Além de seu uso culinário, a gordura extraída das sementes é usada na indústria coméstica em larga escala. A Natura por exemplo, tem uma linha de sabonetes, cremes hidratantes, óleos corporais e outros produtos a base de cupuaçú. Sua propriedade emoliente é perfeita para ser aplicado como hidrantante e o charme fica por conta do seu suave aroma.

Curiosidades sobre o cupuaçú:
    Uso tradicional
    Povos indígenas assim como comunidades locais ao longo do Amazonas cultivaram Cupuaçu como uma fonte primária de alimento desde gerações. Nos tempos antigos, sementes de Cupuaçu foram negociadas ao longo do Rio Negro e Orinoco onde o suco de Cupuaçu, depois de ser abençoado por um pajé foi utilizado para facilitar nascimentos difíceis. O povo Tikuna utiliza as sementes do Cupuaçu para dores abdominais.

    Fonte: www.amazonlink.org/biopirataria/cupuacu.htm

    A árvore chamada de cupuaçuzeiro atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos. O frutos surgem de janeiro a maio. Contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter os bons níveis de colesterol.

    Fonte: Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola
    www.brasilescola.com/frutas/cupuacu.htm

domingo, 6 de setembro de 2009

Magia da diversidade tropical

A diversidade de alimentos nas regiões tropicais ainda é pouco conhecida e está ameaçada, portanto se faz necessário que sejam preservadas, pesquisadas e bem empregadas. Grande parte do que ingerimos tem origem nessas áreas como, por exemplo, banana, trigo, milho, cacau, ervas, abacaxi, gengibre, mandioca, batata, abóbora, cana-de-açucar, dentre tantos outros. Com o uso correto, visando sustentabilidade, a nossa culinária pode ser mais rica. Muitas pesquisas tem evidenciado o poder curativo de plantas desconhecidas na culinária cotidiana, e até mesmo desprezadas pelas culinárias regionais. Muitas espécies selvagens, daquelas que consumimos, representam um grande banco genético para melhoramento das espécies, provendo maiores fontes de nutrientes e cura de doenças.

Magicamente falando, temos uma riqueza inigualável em nossas terras tropicais que muitas vezes nem nos damos conta. A bibliografia que consultamos, na grande maioria traduzida do idioma inglês, trata do uso de ervas, resinas e incensos empregados no nosso cotidiano ritualístico e não encontrados por aqui, além de terem sua origem do outro lado do hemisfério. Fico pensando por exemplo, na dificuldade que deflagramos para encontrar sangue de dragão. Há quem encomende, aguarde um tempo desconhecido para a chegada e ainda pague altas quantias por uma pequena quantidade da resina.

O sangue de dragão é uma borracha resinosa proveniente do fruto do Rotang, uma palmeira trepadeira encontrado na India. Seu uso mágico é o de um poderoso catalisador muito usado em magia de purificação e proteção. Geralmente é usado como tintura com uma coloração vermelho
acentuado bastante característica. Fico pensando também nas famosas bolotas de carvalho, algo praticamente impossível de encontrar no nosso país. Para quem, assim como eu, nunca viu uma bolota de carvalho, segue um link interessante:
www.br.olhares.com/bolotas_de_carvalho_foto2325778.html

A partir daí não é difícil imaginar que podemos fazer associações e uso da diversidade tropical que desfrutamos. No caso específico do sangue dragão, imediatamente penso no aç
aí, fruto proveniente da região norte do Brasil, e difuso por todas partes do país. O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara encontrada na mata atlântica. Sua coloração vermelha indica semelhança com o sangue de dragão e seu uso mágico pode ser o mesmo. O ideal é sempre testarmos, avaliarmos essas substuições e poder compartilhar dentre as comunidades neo pagãs.Quem sabe não obteremos resultados positivos.