sábado, 14 de fevereiro de 2009

A felicidade raramente tem ligação com um estômago vazio. Provérbio Japonês

Comer é essencial à todo ser humano. Não desenvolvemos nossas faculdades mentais, intelectuais, além de nossas atividades sociais se não tivermos uma alimentação saudável e balanceada. Já nascemos dependendo da comida e através de uma dádiva materna somos alimentados desde os primeiros instantes da vida.
Todas pessoas comem, o que as difere é o que comem. A comensalidade é natural em todos os grupos sociais mas a forma como cada um come e elege seu alimento é cultural. É a cultura que determina através, por exemplo, da religião e suas interdições alimentares o que deve ou não ser comido. Outro mecanismo social que interfere na hora da escolha alimentar de diferentes grupos, é a mídia que com seu apelo induz ao consumo de determinados alimentos. No Brasil pensando em termos culturais cada região tem uma hábito alimentar diferenciado. Somos vários "países" num único e muitos pratos e estilos alimentares, porém com o estímulo da mídia somos capazes muitas vezes de abdicar de nossos hábitos culturais e ceder ao estímulo visual de uma campanha publicitária que mostra os prazeres de um "fast food", por exemplo. Embora estejamos acostumados a comer determinados alimentos, ceder ao desejo e deliciar-se com um sanduíche novo, mostra que assim como a cultura, a mídia também é coercitiva e influencia na escolha alimentar, sendo responsável até mesmo por criar sincretismos alimentares. É possível dizer que as sociedades modernas e industrializadas são mobilizadas em torno da gastronomia e nossa relação com a comida ainda comanda boa parte da atenção de governos, da mídia, da comunidade científica e de outras instituições.
O consumo de um suculento hambúrguer, com imagem veiculada constantemente pela mídia é capaz de aquecer um determinado mercado financeiro, além de provocar milhares de processos biológicos e psicológicos no nosso corpo. Por isso é necessário que estejamos atentos às nossas escolhas alimentares para não causarmos danos na qualidade de vida que desejamos e na nossa saúde.Quanto melhor comermos, mais poderemos viver.

Nenhum comentário: