segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia da Água

Preservar Usar com consciência Dosar Sentir Valorizar

Água: Quem dera um dia a Água, Terra, Ar não precisem ter um Dia destinado à conscientização de nós, humanos seres dependentes da natureza. Que possamos aprender a cuidar e zelar dos nossos bens naturais, com responsabilidade. Enquanto isso não é fato, vamos celebrar o Dia Mundial da Agua, refletindo sobre seu uso, sua importância e em como estamos nos relacionando com ela. Essa data foi criada pela ONU com objetivo de chamar a atenção do mundo para a realidade de escassez e necessidade em torno da Agua. O importante de fato agora é, buscar alternativas e práticas rápidas para salvarmos nossa planeta. A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70 porcento da alimentação e do corpo humano são constituídos por água. A ONU aproveitou a data e anunciou a "Declaração Universal dos Direitos da Agua".

Brux@s conscientes com o uso da água:

  • Ao lavar a louça - ensaboe tudo primeiro com a torneira fechada e na hora de enxaguar, deixe a água da louça mais limpa ir caindo sobre a louça mais suja. Eu costumo ferver um pouco de água antes e jogar por cima da louça mais engordurada antes de iniciar a lavagem. Ajuda a tirar o excesso de gordura e assim podemos usar menos detergente na esponja.
  • Verifique possíveis vazamentos em casa, no prédio e preste atenção se há alguma torneira pingando. Corrija esses defeitos.
  • Descarga - evite dar descargas desnessárias, são inúmeros litros de água a cada vez que apertamos o botão.
  • Enquanto escovamos os dentes podemos manter a torneira fechada.
  • Acumule roupas para lavar todas juntas. Deixar de molho também ajuda na pré lavagem.
  • O banho pode ser o grande vilão do consumo exagerado de água: ensaboar-se ou passar xampu e cremes no cabelo podem ser feito com a torneira fechada.
  • Recicle a água da máquina de lavar para lavar calçadas ou regar jardins.
  • Evite lavar carros, calçadas, e qualquer tipo de desperdício de água.

Nenhum comentário: