domingo, 26 de setembro de 2010

Cardápio instintivo

Sabe aqueles dias que você precisa cozinhar mas... dá uma preguiça, e ainda por cima, as emoções do dia anterior não foram as melhores vividas mas, é preciso manipular uma carne que será assada. Quando dei por mim, estava já envolvida no preparo, totalmente movida pelos meus instintos. Sou o tipo de cozinheira que gosta de pensar muito antes sobre o que será usado e o porque de cada ingrediente. Prefiro ter tudo a mão antes de dar início ao processo culinário senão, terei a impressão que estou me perdendo em algum ítem. Talvez pela pressa do domingo, o processo foi inverso dessa vez: abri a geladeira várias vezes e fui pegando coisas boas prá temperar uma carne, baseada unicamente nos meus instintos. Ao final, parei prá pensar no que eu buscava com essa carne e que tipos de energia eu tentava transformar no meu dia. O resultado foi:  muito alho, óleo vegetal, vinagre, pimenta verde cambuci, pimenta do reino, mostarda, gengibre, além do sal grosso. Consegui reunir elementos excelentes para transmutar a energia de apatia que tinha me dominado desde a sexta feira. Era uma carne pronta prá trazer coragem, vigor, transformação, energia de sobra para a semana que começa hoje, além de ser véspera do meu aniversário. O paladar superou minhas expectativas e pude saborear a carne com grão de bico e brócolis. Nesse exemplo, o que sobressai é uma dica importante para o nosso dia a dia na cozinha pois, regidas pela pressa ou pela obrigação de cozinhar, não percebemos os padrões que manipulamos e transformamos através das receitas. O exercício é rápido e eficaz, basta pensar em tudo que escolhemos, nas quantidades que foram usadas, no dia que estamos, no planeta que rege esse dia e pronto.
Comer e pensar. Cozinhar e transformar!
Bom domingo, bom dia do Sol.

sábado, 25 de setembro de 2010

Adultos que comem como crianças tem distúrbio alimentar

Eu conheço algumas pessoas que comem no mesmo estilo das crianças, seu paladar é absolutamente infantil. Não gostam de legumes, verduras, frutas e nada muito nutritivo. Fazem uso constante de sanduiches, batata frita, sorvete e pouca coisa além disso. Torcem o nariz quando você os convida para um restaurante vegetariano e simplesmente nem passam na porta de um deles. Eu mesma, até pouco tempo atrás, mantinha um cardápio seletivo, por conta dos mimos da minha mãe. Aos poucos comecei a provar de novos sabores e amadureci como um belo tomate vermelho numa salada de alface. Segue abaixo um texto que achei bastante oportuno e depois continuo a pensar mais no tema. O link para o original, está no título. Boa leitura!

Na hora das refeições, seu filho faz careta e se recusa a comer legumes, verduras e alguns tipos de frutas? E você, também? Se o seu paladar é tão “fresco” quanto o do seu filho (e se resume a comer batata-frita, sorvete e massas), você pode ter um distúrbio alimentar chamado de paladar infantil.
Pesquisadores do Centro de Distúrbios da Alimentação da Universidade Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo para saber o que faz um adulto ser “picky eater” – uma pessoa que escolhe demais os alimentos antes de comê-los.
Os médicos pensavam que apenas crianças eram “picky eaters” e que elas iriam crescer e se livrar do problema. Agora, porém, a pesquisa deve classificar pela primeira vez uma doença chamada de “alimentação seletiva”, que poderia se aplicar a adultos e crianças.
Pessoas que se alimentam como crianças tem um distúrbio alimentarAo contrário de pessoas com anorexia ou bulimia, os “picky eaters” não parecem fazer escolhas alimentares baseados na quantidade de calorias. Eles não são necessariamente magros ou obcecados com a forma do corpo.
Os pesquisadores não sabem ainda o que impulsiona o comportamento, mas eles dizem que as texturas e o cheiro podem explicar a dieta limitada. Alguns só comem alimentos com uma textura consistente e um tipo de cor e sabor. Para Bianca M. Chimenti Naves, nutricionista da Clínica BKNR, “as pessoas apresentam memórias e sensações positivas e prazerosas com a prática desta alimentação, associada às recordações da infância e adolescência”.
A alimentação dos “picky eaters” é tão limitada que pode interferir nos relacionamentos sociais e profissionais, pois eles passam a recusar convites para jantar com os amigos ou jantares e almoços profissionais.
O problema é que o distúrbio pode afetar toda a família, uma vez que os pais evitam comer alimentos saudáveis e os filhos se espelham neles para fazer suas refeições. “A longo prazo, pode ocasionar uma possível desnutrição. Além disso, uma alimentação pobre em vitaminas, minerais e fibras e rica em gorduras e açúcares, contribui para o desenvolvimento da obesidade e de doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rainhas do lar. Qual é você? Blogagem coletiva

 Somos tarólogas. Somos donas de casa. E se toda casa é um castelo, nós somos as Rainhas do Lar. Mas as rainhas pela História foram tantas de tantos jeitos que resolvemos fazer uma reflexão coletiva: Qual Rainha é você? Olhe o seu tarot, veja suas cortes; se você tem o Housewives Tarot melhor ainda! Conte para a gente seus segredinhos de corte doméstica e nos diga: qual Rainha do Lar é você?


 O exercício proposto de blogagem coletiva, foi idealizado pelas bruxas amigas, Luciana e Pietra e felizmente me fez pensar... pensar sobre qual dessas rainha do lar eu sou. Sou uma nobre rainha que aos 45 anos está aprendendo a ser a Rainha de Espadas. De menina mimada a rainha de espadas, a trajetória foi longa e gratificante. Moro com meus pais que, hoje são bem velhinhos. Sempre fui protegida, amada e poupada de muitas desventuras na vida. Todos meus desejos eram realizados e minha tarefa sempre foi usufruir disso tudo. Vivia pelo prazer, uma perfeita epicurista que buscava tirar o melhor proveito da vida. Fiz quase tudo que tive vontade,  minha adolêscencia foi de uma incrível liberdade e de grandes aventuras. O curioso é notar um paradoxo na minha educação que, por mais controle e zelo que meus pais tinham comigo, ao  mesmo tempo experimentavam uma forma de me soltar pela vida, de deixar que eu batesse minhas asas com extrema liberdade.Exemplo disso: aos 15 anos estava viajando com uma amiga, pela região sul do Brasil, solta e pronta prá adquirir experiências e ter muita história prá contar. Aos 13 já tinha a chave de casa. Dessa forma eu fui bastante precoce. Hoje, vivo a maturidade, de fato. Aos poucos fui aprendendo a tomar conta de mim, da casa, da saúde da minha mãe. Descobri-me uma bruxa de cozinha, que gosta de tigelas e ingredientes saborosos,que gosta do barulho da panela no fogão. Os sons da cozinha em funcionamento pleno são sinal de família reunida. Sou eternamente grata por ainda ter meus pais na minha companhia e hoje, sob meus cuidados. Tive de aprender uma série de coisas que, até pouco tempo atrás, eram tarefas exclusivas da minha mãe, a real matriarca, a verdadeira rainha. O posto de realeza será eternamente dela, mesmo muitas vezes sentindo-me apenas a sucessora, sei que devo desempenhar da melhor forma, todas as minhas atividades domésticas. 
Pensando especificamente na Rainha de Espadas, identifico-me com algumas características:

Escutar a intuição antes de agir; despertar através da concentração experiências sobre as questões que devem ser enfrentadas.

Mental: julgamento baseado na intuição.
Anímico: proteção dos sentimentos pela percepção íntima de suas possíveis conseqüências.
Físico: Físico: sem muita ação no plano material; sua força está mais no planejamento que na ação. No caso da saúde, pode indicar médicos ou remédios pouco eficazes.
http://www.clubedotaro.com.br/site/n44_2_rainhas.asp

A Rainha de Espadas liquida. Aproxima-se de Atena. De Iansã pela sua assertividade, se esta não fosse tão quente. Usa um adorno vermelho no braço, um presente do fogo, como ilustra o Tarot Waite. Proteção. Pode então agir no escuro. É hábil. A tática é a estratégia. Razão que esclarece o caos. Nunca subestime sua perspicácia. Ela sempre tem uma carta na manga.Ganhou o inverno porque conhece os enganos da primavera. Do céu o verão, da folha o outono. Sabe e executa. Articula. Doma pela palavra. Cada letra é um arreio. Sua língua é um punhal. Tem uma dor cravada no peito. Uma armadura para arrancar do centro. Uma Medusa na égide. Austera.
Zoe de Camaris
http://zoedecamaris.blogspot.com/2006/10/rainha-de-espadas.html

Prefere ser sincera e direta - suas observações são sinceras, mas nunca ofensivas. Na realidade, esta Rainha tem um delicioso senso de humor. Gosta de uma boa gargalhada e sempre tem uma brilhante resposta na ponta da língua. Ela sabe que a vida não deve ser levada muito a sério e revigora as pessoas com sua sinceridade e falta de pretensão.
http://tarotestudos.blogspot.com/2009/09/rainha-de-espadas.html

A Rainha de Espadas é aquela que possui as virtudes da lealdade, da integridade e capacidade de suportar o sofrimento sem se abater. Quando ela entra num jogo é o momento do indivíduo se defrontar com sua própria dimensão obstinada e sua fé inabalável nos altos propósitos e ideais.Estes ideais , altivos e nobres irão contribuir  para o aperfeiçoamento da consciência e a qualidade da própria vida.
O Taro Mitológico - J. Sharman-Burke e Liz Greene 

Rainha de Espadas - Elemento AR
É hora de refletir, de idealizar, de criar as melhores alternativas prá minha casa.
Hoje quase tudo depende de mim para o bom funcionamento da nossa casa. É no Ar que busco leveza, força e coragem prá ter iniciativa e impulso.
Lembro do quanto sou exigente nos cuidados com minha mãe, na sua alimentação, na sua aparência, no seu bem-estar. É nessa carta que eu vou me descobrindo forte, multi facetada e pronta prá ser uma rainha.