domingo, 12 de abril de 2009

Sabores da Páscoa



Essa Páscoa vai ficar na história, ao menos prá mim. Pela primeiríssima vez fiz um bacalhau. Não tinha nem idéia de como era todo o processo, como comprar, o que comprar, onde comprar e o que fazer com ele. Os amigos ajudaram bastante, o Ivan deu todas dicas pelo Orkut e a Irma deu a receita tradicional da família dela: bacalhau do Porto ao forno. Eu apenas dei um toque pessoal, acrescentando os pimentões e o manjericão. Até fiz questão de comprar azeite extra virgem pois, a ocasião merecia tudo do melhor. No fim deu tudo certo, o sal ficou no ponto certo, o sabor também. Se não fosse meu pai reclamar (como sempre) tudo estaria perfeito. O prato em si não tem nenhuma novidade, o bacalhau foi assado com batatas, tomate, pimentão, azeitonas e temperado com salsa, cebolinha, cebola, alho e manjericão. Adoro o aroma do manjericão, toda magia culinária deveria passar pelo manjericão. Parece que todo feriado (religioso) carrega em si um sabor já conhecido: o peru do Natal, o bacalhau da Semana Santa, e por aí vai, mas eu senti que essa Páscoa teve um gosto diferente. Foi o gostinho do "eu que fiz" e ficou bom. E reunidos à mesa, eu e meus pais que já estão velhinhos pudemos celebrar mais um Renascimento, não apenas do Cristo que eles cultuam, mas da magia que vem dos prazeres da família em torno da mesa farta. Eu também percebi o quanto o processo dessa Páscoa foi mágico prá mim, em cada tarefa que executei, que foi desde idealizar o bacalhau que minha mãe tanto desejava, ao comprar os ítens prá cesta de guloseimas que fiz prá eles. Prá nós Pagãos, a Páscoa é chamada de Ostara e celebrada no hemisfério Norte em comemoração a Primavera e sua esperança de renascimento na natureza. Para nós do outro lado, a mesma celebração se dá em setembro. E foi tudo tão demorado em acontecer, desde que comprei o bacalhau até chegar o dia de degusta-lo parece ter passado tanto tempo e o tempo em que vi o prato quase findado foi tão pequeno. Essa é mais uma etapa da magia, da relação do tempo e espaço na gastronomia. Preparar pode ser muito demorado, mas saborear, saciar é tão rápido. Feliz Páscoa, Feliz Ostara e que no ano que vem eu possa fazer tudo de novo, com o mesmo ânimo e amor!

Fotos: Aglaia Madora

Nenhum comentário: