domingo, 26 de abril de 2009

Sorvete e resfriado

Ontem, sábado não resisti a idéia de uma amiga e fomos ao Alaska tomar sorvete, mesmo estando resfriada. Já ouvi de tudo um pouco sobre essa famosa oposição: vírus e gelado. Desencanei e como a vontade foi dominadora, fartei-me numa taça de sorvete de chocolate, cobertura do mesmo sabor, farofa e muito chantilly. Viva a vontade realizada!

Pesquisando pela Net:


http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA625348-2932,00.html

Desde crianças os brasileiros aprendem que sorvete dá resfriado e dor de garganta e só deve ser tomado no verão, com moderação. Tal mito tem feito com que o mercado de sorvetes brasileiro seja infinitamente menor que o de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo anual per capita de sorvete é de 30 litros, enquanto no Brasil é de 3,5 litros, quase dez vezes menor. Mesmo assim, o gosto pelo sorvete tem crescido. Há doze anos, o consumo anual não passava dos 800 mililitros por pessoa.

O sorvete pode ser considerado um alimento nutritivo, pois contém como seus ingredientes o grupo de macronutrientes que garantem uma alimentação saudável, tais como: os carboidratos, proteínas e gorduras, que são responsáveis pelo fornecimento de energia, além de diversos processos vitais.

Além disso, nos hospitais o sorvete vem sendo utilizado, especialmente em crianças com dificuldade de se alimentar e, por ser gelado, como ótimo analgésico, ajudando a evitar as náuseas causadas pelos tratamentos contra o câncer.

Muitos evitam esse alimento por considerarem que o sorvete é tão somente uma sobremesa muito calórica e para ser consumida somente no verão, mas o que a maioria não sabe é que quando comparada ao que costumamos consumir no dia a dia, o sorvete é a melhor opção, não só para refrescar do calor dos dias quentes mas também para melhorar o valor nutricional das pequenas refeições.

Não é pra menos que o sorvete até ganhou um dia. 23 de setembro é o dia nacional do sorvete. A data foi escolhida pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, bem no início da primavera, época de temperaturas altas no ano.
Porém, não só no calor o sorvete pode ser saboreado. No Brasil, criou-se o mito de que tomar sorvete no frio faz mal. Segundo Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, a causa dessa diferença de consumo nos países é cultural. “Os brasileiros são educados a acreditar que tomar sorvete no inverno faz mal, provoca gripes e resfriados. É uma idéia falsa, pois o tempo mais frio não impede o consumo e tampouco provoca qualquer mal à saúde. O setor de sorvetes no Brasil tem capacidade de atender o mercado durante o ano todo da mesma forma que atende no verão”.

A nutricionista Elizabeth Vargas, do grupo Unilever, responsável pela marca Kibon, confirma que “não existe comprovação científica que evidencie que o sorvete faz mal no frio”.

O que acontece, afirma a nutricionista, é que em muitos casos as pessoas deixam de consumir frutas cítricas e ficam expostas a doenças, e sabe-se lá por qual razão, associam o agravamento do sintoma ao sorvete.

Serviço: Sorveteria Alaska: R. Dr. Rafael de Barros, 70 - Paraíso - S.P.


Fotos:
Aglaia Madora
Chico Scalante

Nenhum comentário: