terça-feira, 2 de junho de 2009

Gosto de infância

Esses dias eu estava recordando de alguns sabores que trouxeram prá minha infância um toque de algo especial e um pouco de magia. Eu sempre fui comilona, amante das coisas gostosas e desde criança minha mãe nunca me forçou a comer nada que eu não quisesse. Hoje eu vejo que ela sempre foi condescendente demais com o meu "refinado" paladar e que seu excesso de amor materno impediu-me de comer alimentos mais nutritivos na infância. Eu sempre achei que só tinha a lucrar com o estilo de mãe boazinha que permite a troca do prato de comida pelo chocolate. Lembrei também que por vezes ficava hospedada na casa da minha tia Guta, irmã da minha mãe e essa era linha dura com as crianças. Enquanto eu não terminava todo o prato de sopa ou comida que ela julgasse ser necessária, não teria como prêmio, a tão esperada sobremesa. Achava isso um saco e não via a hora de voltar para a liberdade comensal da minha casa, embora minha tia tenha sido uma ótima educadora e companheira.
São alguns ítens que ainda até hoje quando os vejo, sinto o cheiro ou eles simplesmente me vêem à memória, instantaneamente, recordo de quando eu era criança. Entre eles tem uma coisa que até hoje é consumida e a marca é a mesma:
Bolo Pullman: toda dia depois da escola, lá estava eu de frente a tv assistindo a mesma "Sessão da Tarde" de hoje, com um pratinho de bolo Pullman. Não importava o sabor, mas lembro que algumas vezes eu incrementava com umas boas colheradas de leite condensado por cima da fatia de bolo, ou então usava geléia de morango. Muito bom... me deu água na boca, rs!

Mandiopã: esse salgadinho fez parte da minha adolescência e muitas vezes minha mãe fritava aquela coisa que até hoje não sei do que é feito e recentemente achei no supermercado com o nome de Fritopan ou Fritopã.

Pesquisando na Wikipédia encontrei a mais correta descrição do negócio: " salgadinho feito a base de mandioca, alimento rico em amido. Tinha a fama de ser encharcado de óleo e fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 80 e 90.

Mi Casita: Era um sanduíche de sorvete que comíamos apenas na férias de fim de ano em Poços de Caldas. O sabor desse sorvete com casquinha crocante de waffer é indescritível e descobri que ainda é comercializado lá em Poços. Era um sucesso absoluto prá mim, meu pai e minha mãe. Ele tinha gosto de festa, de passeio, de alegria, de lazer, do sair da rotina... e de tantas outras coisas boas. Sem dúvida era a maior sensação culinária dos passeios em Poços e só de pensar fico com água na boca e uma baita saudade desse tempinho. Meus pais eram mais jovens, mais felizes, mais saudáveis... Achei até o site deles: www.micasita.com.br

Refrigerantes: Gini e 7Up - aquele sabor era inconfundível.

Balas e doces: Soft, 7Belo, Goma, Juquinh
a, Paulistinha, Delicado, Gotas de Pinho Alabarda, pirulitos Dip'n lik, Mini Chicletes Adam's, Mentos e muito mais!

Na lancheira: Você que tem 40 ou mais consegue se lembrar com detalhes dos sabores da sua lancheira? Eu só lembro do cheiro de pão co
m bife a milanesa...hummmmmmm!!!!!!! Era o que tinha de melhor...rs! Minha mãe chamava um padeiro que todos dias batia na minha porta com uma cesta imensa de guloseimas e eu podia olhar tudo e escolher o que seria o meu lanche. Era bom demais, cada pão doce...





Imagens: www.images.google.com.br


Nenhum comentário: