quinta-feira, 8 de julho de 2010

Texturas e sabores no niver da D.Glorinha

Dona Glorinha só pode fazer uso de alimentos pastosos. Seu diagnóstico é Disfagia, em decorrência do Parkinson, que a acompanha já faz alguns anos. Engasga com líquido, não digere os sólidos e ficou uma semana internada. Sucos, água ou remédios são tomados macerados e é acrescentado espessante. Sua dieta consta apenas de sopas creme, sobremesas a base de frutas, leite e tudo muito bem processado. Prá alegrar ela, vez em quando, um pedacinho de chocolate que derrete na boca, uma boa mousse e assim vai. Meus dotes culinários não incluíam uma lista tão rica e variada de sopas creme mas, a necessidade acaba por gerar a criatividade. Comecei com a boa e velha sopa de legumes batida no liquidificador. Achei que ela não suportaria a mesmice em suas refeições e tratei de inventar. Hoje, passado quase um mês de atividade culinária e nutricional, já elaborei uma lista de 12 tipos de sopas. Confesso que algumas eu tive vontade de experimentar, outras nem tanto. Não gosto de nada que tenha sabor de mandioquinha, de resto, gostei de tudo. Uso a internet como base. Fuço uma receita aqui, outra acolá e no fim das contas mudo muita coisa no resultado final. Não sigo as regras, esqueço ingredientes, inverto a ordem das coisas e no fim, tudo dá certo. Busco o que é mais simples e mais rápido para fazer. Apenas não desperdiço o valor nutricional e as boas energias que emprego no preparo. Não imagino quanto tempo mais, ela mostrará interesse e paladar para essa única textura permitida. Eu espero que por muito tempo. Por isso, busco novidades e sabores diferenciados. A nós é permitido comer todas texturas, cores, sabores e não valorizamos isso no dia a dia. Fiquei pensando o quanto é bom tomar líquidos, sentir variadas texturas na boca e poder provar de tudo um pouco. Parece que só damos valor prás coisas simples, quando somos interditados de alguma coisa comum. Não gostaria de vivenciar esse tipo de experiência da minha mãe. Gosto de comer, beber e viver a vida sem restrições alimentares. Não pretendo sentir piedade de minha mãe, pois minha tarefa é encorajá-la e estar sempre ao seu lado. Que os deuses das sopas creme continuem me inspirando. Hoje foi o dia do niver dela: 83 anos. Claro que teve bolo... de mouse de chocolate. E ela tomou no almoço, um belo prato de sopa de frango, legumes e creme de leite. Parabéns prá nós! 

Nenhum comentário: