sexta-feira, 13 de maio de 2011

Resiliência através do paladar


Você sabe o que significa a palavra RESILIÊNCIA?



Resiliência é a capacidade concreta de retornar ao estado natural de excelência, superando uma situação critica. Segundo dicionário Aurélio, é a propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de tal 
deformação elástica”. 

“ É A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA
DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA”
GRAPEIA/2004

Resiliência surgiu na Física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, inerentes às dificuldades É trabalhado em todas as áreas como saúde, finanças, indústria, sociologia, e psicologia. Embora seja um assunto muito recente entre nós, já é trabalhado à anos na América do Norte, com sucesso. 


Somos diariamente expostos às situações estressantes, seja no trabalho ou na vida pessoal e afetiva mas, somos extremamente ajustáveis e resilientes em todas elas, provando que nossa natureza humana é apta para enfrentar os desafios. Isso prova que nossa essência é resiliente  a cada conflito vivido, porque experimentamos um impulso gerador de mudanças, no intuito de ultrapassar os limites e viver com mais prazer. Resiliência é então, uma capacidade humana de ultrapassar obstáculos, de superação dos limites cotidianos e extraordinários, além de uma necessidade de viver com mais qualidade e bem estar. Fico pensando nos poderes da comida, em específico a comida afetiva que, resgata sensações de bem estar, prazer e segurança emocional. A comida afetiva ou Confort Food tem essa finalidade de restaurar os padrões de bem estar, geralmente os ligados a infância e ao afeto materno. 


Quem nunca se fartou numa mesa repleta de comida para restabelecer o bom humor roubado pelo trabalho ou pelos problemas diários? Tenho convicção que uma caixa de bombons pode ser fácilmente esgotada por uma mulher durante sua TPM.


Resiliência então, tem relação direta com capacidade de se moldar, adaptar e buscar a recuperação e tenho certeza que muitas vezes usamos do paladar para buscar esse equilíbrio novamente, como fonte de prazer e bem estar.


Bem vindos aos prazeres da gula.... aqui é permitido! 


A foto é de Cássia Aquino, cujas mãos buscam a resiliência permanente na criação de bolos e flores de açúcar, que ganham vida e cor diante dos nossos olhos.

Nenhum comentário: