segunda-feira, 2 de maio de 2011

Segunda Vermelha - mulheres celebram sua menstruação


Fiquei pensando no poder do nosso sangue menstrual e em seus tabus, fruto de diversas culturas espalhadas pelo mundo e o preconceito à mulher. Há homens que não fazem sexo com uma mulher menstruada, outros fazem e com o mesmo prazer. Há mulheres que não gostam do seu sangue, que menosprezam seu poder de fêmea e nem se dão conta da importância do seu fluxo. Quem não conhece uma adolescente ou mulher madura que já bradou mil vezes que, se pudesse não sangraria. E outras mais maduras, preferem usar hormônios para impedir sua menstruação. Há médicos que apóiam e incentivam tal prática e que ainda escrevem livro, afirmando em seu título que, menstruação é uma sangria inútil.

Lembro das infinitas lendas preconceituosas com relação às mulheres e seu ciclo, mas uma delas não me saí da mente e cabe muito bem nesse blog: mulher menstruada não deve cozinhar, não pode entrar numa cozinha ou assar um bolo, pois ele não dará certo. A menstruação ainda pode ser vista como uma impureza feminina,  por isso cabe a nós mudar esse contexto e promover uma imagem diferenciada do nosso poder de sangrar.

A bruxa conhece seus poderes. Não despreza o poder dos seus ciclos de mulher. E para celebrar essa data, vamos apoiar e divulgar a Segunda Vermelha, debater o assunto no trabalho, em casa, com as amigas e também com os homens, principalmente os parceiros.

Viva o poder vermelho que emana de nós! Lugar de mulher que sangra é na cozinha, fazendo muita comida com poder, afeto e carinho. Tenho certeza que o sabor terá muito mais poder e magia.

O nascer da poesia 
Torna-se cativante 
Versos fluem constante 
Ao por do sol avermelhado se encanta 
Fértil, a lua cheia engravida... 



Jamaveira

Ler mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1652#ixzz1LClqtbCX

2 comentários:

Luciana Onofre disse...

coisa similar caiu nas minhas mãos, um "livrinho para garotas descoladas"...algo pra lá de triste...
postei sobre no virgo sum!!!


=*

Elaine Figueira disse...

Oi Aglaia, tudo bem? Podiamos fazer uma blogagem coletiva, o que acham?

Serena