sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que entra e o que saí pela boca

Tudo tem sua importância reservada: o que entra e o que saí de nossas bocas. É do reflexo daquilo que comemos, de como nos nutrimos que pulsam nossas emoções através da fala. Tudo está interligado em nosso corpo e no nosso campo emocional. Estar ansiosa com certeza para muitas pessoas significa comer algumas gordurinhas a mais. Para nós mulheres o período que antecede nosso ciclo menstrual e toda alteração hormonal em decorrência dele, pode nos levar a consumir mais açúcar do que o normal. Cada um sofre suas alterações de uma forma diferente e até mesmo bastante padronizada. Eu, especificamente sempre fui muito mais chegada aos doces, chocolates e bobagens calóricas do que às frutas e legumes. Arrependimento puro! O bom é descobrir que nunca é tarde prás mudanças e hábitos alimentares. Passando dos quarenta anos, sinto que meu corpo e minha consciência me cobram mais carinho e atenção com o que entra pela minha boca. Em virtude de alguns momentos coléricos vividos dias atrás, senti muito mal estar vindo do meu fígado. Mal estar que todos nós sabemos quando um órgão tão importante começa a pedir socorro e dizer: "pare de mandar porcaria e me obrigar a trabalhar dobrado. Sou grande mas sou um só!" Fígado não suporta ter que metabolizar nossa raiva, frustração e outras sensações ruins. E claro que, além do padrão emocional que vivenciei, foram algumas barras de chocolate prá dentro da minha boca, um pouco de sanduíches fast food e claro, muito açúcar em forma de doces. O que não me preocupava aos vinte e poucos anos de idade ou não parecia fazer diferença, hoje tem um peso muito maior, primeiramente porque já tenho a consciência do que devo ou não fazer com meu corpo e em segundo porque a idade já começa a cobrar a mudança de comportamento. Foi preciso parar com tudo essa semana. Prestar atenção às minhas emoções. Pedir desculpa ao meu fígado com várias xícaras de chá de hortelã, ajudou um tanto. Pensar no que vou comer daqui prá frente...isso faz uma tremenda diferença. Quanto a raiva, envio ela direto de onde veio. A mim não pertence. Quero sopa com receita de boas risadas prá ajudar a desopilar o fígado. Quero assistir e rir com boas comédias no dvd. Quero falar bobagem e gargalhar das bobagens vindas de alguns amigos, especialistas em ver no mundo um colorido sem igual.

Fiquei pensando nas propriedades do hortelã e em como ele é capaz de me salvar nos momentos piores de indisposição. Bendito Hortelã!

Nome científico: Menta s.p.
Características: planta herbácea perene de porte rasteiro-ascendente, com folhas fortemente enrugadas, crenadas ou denteadas. Existem mais de 25 tipos.
Uso medicinal: estimula o aparelho digestivo, combate prisão de ventre, verminoses e tem também propriedades anestésicas. Pode ser usada em chás ou emplastros, por conta do mentol, com a finalidade de anestesiar picadas de inseto por exemplo. Rica em vitaminas C e A e Cálcio e Ferro.
Características mágicas: planta regida pelo planeta Sol, elemento - Fogo. Purificação, cura, transmutação, proteção.

Imagens: www.google.com/images

Nenhum comentário: