sexta-feira, 9 de abril de 2010

Canja prá desintoxicar

Claro!!! Abusei no chocolate!!!!! Esses dias com a temperatura em queda prá valer, desejei como nunca chegar em casa e tomar uma sopa. Tinha que ser uma canja, esse era meu desejo. Eu só tenho a mim mesma prá realizar meus desejos culinários, portanto, coloquei a mão na massa. Pergunta prá um, especula com a outra, fuça no Google e pronto: várias receitas e maneiras distintas prá se fazer uma simples canja. Fiquei pensando nos poderes desse caldo milagroso. Para os antigos, canja era remédio e ajudava na prevenção de doenças. Era o alimento para as parturientes, para os convalescentes, para os de ressaca da bebedeira, e para os enfermos de um modo geral. Todo mundo, em qualquer situação, podia tomar canja. Era de galinha, criada no quintal, do modo mais caseiro que podiam. Sempre foi fácil e prático fazer uma canja em qualquer parte do mundo., mesmo com suas variações. Tão simples que dizer que tal coisa é canja, significa que é fácil, simples, comum. Canja de galinha é figura de linguagem mas, é também um prazer, uma quantidade extra de saúde e vigor para o corpo da gente. Pesquisando descobri suas origens: China, mas ela chegou até nós através de Portugal com seu uso e intenção medicinal. Sempre foi muito indicada para o tratamento das diarréias e desitratação, pelos poderes do amido presentes no arroz. Mágica, com certeza essa sopinha é, pois traz alívio, fortalece, desintoxica, reanima e traz paz. Só posso dizer que ficou muito boa. Receita? Não, cada um tem a sua... uma sopinha com frango desfiado, arroz, cenoura raladinha, tomate picadinho e ainda de quebra, pedaços de abobrinha. Eu li que, à moda síria, pode-se colocar canela em pau no cozimento e depois retirar. Deve ficar muito bom! Eu recomendo!

Nenhum comentário: