Já faz algum tempo tenho sentido muita vontade de comer um  bom prato com molho de mostarda.  Lembrei que nunca provei a folha, preparada  como qualquer verdura refogada. Eis meu próximo desafio, embora já tenha ouvido  dizer que é bem amarga. Fiquei pensando nas propriedades mágicas dessa semente  poderosa que, estão ligados à proteção, poder, vigor e garra. Os planetas  regentes são Sol e Marte. A maioria dos ritos de proteção pedem mostarda. Nunca  é demais ver-se protegido à quaisquers enventualidades. Para o uso mágico o mais  indicado são as pequenas sementes das várias plantas da mostarda. São usadas  de forma ritualística, podendo ser queimadas e exalando seu forte odor ou ainda armazenadas em saquinhos de pano, juntamente com outras ervas com intuito de proteção. As sementes  têm cerca de 2 mm de diâmetro e têm cores que vão do branco amarelado ao preto.  São especiarias importantes em muitas cozinhas regionais. A mostarda é um  tempero obtido das sementes de uma planta da família do repolho. Seu aroma e  sabor fortes se desenvolvem somente após a semente ser triturada e umedecida,  permitindo que as enzimas reajam para formar a mostarda que conhecemos. A  maioria das mostardas é vendida pré-misturada, e muitas outras variedades são  diferenciadas pelas misturas que são feitas com vinagres de vinho branco ou com  ervas aromáticas. 
Para o uso da culinária, a semente de mostarda é para o tempero  de conservação em vinagre para vários tipos de vegetais e de carne. Conheça os  principais tipo de mostarda:
- Mostarda em pó é uma mistura de farinha de mostarda, feita  com sementes de mostarda e farinha de trigo. Pode-se também adicionar cúrcuma.  Muito picante é tradicional na Inglaterra. É usada no preparo de mostarda em  pasta e para temperar maionese.
-  Mostarda Dijon - originária de Dijon, na França, é preparada  a partir de sementes de mostardas moídas e misturadas em vinho branco, vinagre e  ácido cítrico. Suave, é indicada para molhos de saladas ou para acompanhar  carnes frias.
- Mostarda preta ou escura - de sabor bem característico, é  elaborada com sementes de mostarda, açúcar caramelizado, raiz-forte ralada,  vinagre de vinho e especiarias. Produzida na Alemanha, é indicada para  acompanhar salsichas e carnes frias.
- Sementes de mostarda negra - originárias da Índia são mais  picantes do que as mostarda castanha. Na culinária indiana, costuma-se fritar as  sementes para que seu sabor seja mais acentuado. São utilizadas no preparo do  curry.
- Sementes de mostarda castanha mais suaves que as mostarda  negra, são usadas na composição de temperos na Europa e nos Estados Unidos.  Podem ser usadas em molhos. No Brasil, são vendidas como mostarda em grãos.
Bom ritual e bom apetite!

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário