segunda-feira, 12 de abril de 2010

Poderes da Mostarda

Já faz algum tempo tenho sentido muita vontade de comer um bom prato com molho de mostarda. Lembrei que nunca provei a folha, preparada como qualquer verdura refogada. Eis meu próximo desafio, embora já tenha ouvido dizer que é bem amarga. Fiquei pensando nas propriedades mágicas dessa semente poderosa que, estão ligados à proteção, poder, vigor e garra. Os planetas regentes são Sol e Marte. A maioria dos ritos de proteção pedem mostarda. Nunca é demais ver-se protegido à quaisquers enventualidades. Para o uso mágico o mais indicado são as pequenas sementes das várias plantas da mostarda. São usadas de forma ritualística, podendo ser queimadas e exalando seu forte odor ou ainda armazenadas em saquinhos de pano, juntamente com outras ervas com intuito de proteção. As sementes têm cerca de 2 mm de diâmetro e têm cores que vão do branco amarelado ao preto. São especiarias importantes em muitas cozinhas regionais. A mostarda é um tempero obtido das sementes de uma planta da família do repolho. Seu aroma e sabor fortes se desenvolvem somente após a semente ser triturada e umedecida, permitindo que as enzimas reajam para formar a mostarda que conhecemos. A maioria das mostardas é vendida pré-misturada, e muitas outras variedades são diferenciadas pelas misturas que são feitas com vinagres de vinho branco ou com ervas aromáticas.
Para o uso da culinária, a semente de mostarda é para o tempero de conservação em vinagre para vários tipos de vegetais e de carne. Conheça os principais tipo de mostarda:
- Mostarda em pó é uma mistura de farinha de mostarda, feita com sementes de mostarda e farinha de trigo. Pode-se também adicionar cúrcuma. Muito picante é tradicional na Inglaterra. É usada no preparo de mostarda em pasta e para temperar maionese.
- Mostarda Dijon - originária de Dijon, na França, é preparada a partir de sementes de mostardas moídas e misturadas em vinho branco, vinagre e ácido cítrico. Suave, é indicada para molhos de saladas ou para acompanhar carnes frias.
- Mostarda preta ou escura - de sabor bem característico, é elaborada com sementes de mostarda, açúcar caramelizado, raiz-forte ralada, vinagre de vinho e especiarias. Produzida na Alemanha, é indicada para acompanhar salsichas e carnes frias.
- Sementes de mostarda negra - originárias da Índia são mais picantes do que as mostarda castanha. Na culinária indiana, costuma-se fritar as sementes para que seu sabor seja mais acentuado. São utilizadas no preparo do curry.
- Sementes de mostarda castanha mais suaves que as mostarda negra, são usadas na composição de temperos na Europa e nos Estados Unidos. Podem ser usadas em molhos. No Brasil, são vendidas como mostarda em grãos.
Bom ritual e bom apetite!

Nenhum comentário: