sexta-feira, 16 de abril de 2010

A dieta dos signos

A análise do mapa astral pode ajudar a identificar os alimentos mais adequados para as pessoas, dizem astrólogos.
IG Comida, reportagem de Júnior Milério 12/04/2010

A astrologia estuda o céu, o posicionamento dos planetas e outros astros e elementos, para avaliar o que se passa na vida das pessoas. É uma atividade milenar, repleta de simbolismos e que tem (dificilmente vamos discordar) a grande capacidade de virar assunto na mesa do bar. No restaurante e no cafezinho da firma? Também. “Ah, você nasceu no dia 8 de abril... Áries?”. Quem, mesmo descrente até o último fio de cabelo, nunca ouviu ou falou algo do gênero?
Se no papo de balcão ela é associada ao jeitão de cada pessoa, a rigor e por definição, a astrologia tem relação com astronomia, tempo, matemática, medicina alternativa, botânica. E tem a ver também com as escolhas que fazemos na hora de comer, afirma a astróloga Valérie Lafay. Francesa de Paris, Valérie é chef de cozinha e usa as duas formações para elaborar cardápios que associem os alimentos a características de elementos do zodíaco (água, terra, fogo e ar).
Há algumas semanas, a convite da Pousada do Engenho, no Rio Grande do Sul, Valérie orientou a confecção de pratos para um banquete com essa inspiração. A base para a pesquisa foi um livro cuja primeira edição data dos anos 80: La Cuisine Astrologique. Sem tradução para o português, foi escrito por Marie Geberg e Monique Maine.
Quando a informação sobre esse jantar astrológico chegou à redação do iG Comida, as reações foram óbvias. Entre curiosos, interessados, céticos e piadistas, as perguntas foram as suspeitas de sempre: a dieta astrológica faz sentido? Qual ingrediente combina com o meu signo?
A internet está povoada de sites que oferecem previsões – assim como todos os dias a seção de signos do jornal é infalivelmente alimentada e publicada. Alguns endereços em inglês entregam também recados diários bem específicos. São páginas de “food astrology”. Encontramos informações do tipo “o geminiano hoje está em conflito com as próprias convicções, por isso é melhor deixar de lado a mesmice da comidinha italiana e dar uma chance para sabores diferentes. Algum prato do mar, da cozinha peruana, por exemplo.”
Afinal, para que serve uma informação como essa? “Para fazer a análise nutricional, gastronômica, de uma pessoa por meio do mapa astral, é preciso antes de tudo verificar quais planetas estão na casa da saúde e como estão associados a outros astros”, avalia o médico Alex Botsaris, clínico-geral formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em medicina oriental. “É complexo e cada pessoa tem um mapa próprio.”
A astróloga Rosa Di Maulo, de São Paulo, explica que cada elemento determina um tipo de metabolismo. Isso significa que para signos de fogo, terra, água ou ar, as necessidades em tese são específicas. “Existem mais distinções entre os elementos que entre os signos propriamente ditos e, para conhecê-las, é preciso analisar o mapa pessoal”.
Antes que o leitor mais cético profira um “só faltava essa”, convidamos a conferir as características gerais elencadas abaixo. As informações foram apuradas junto às astrólogas Rosa Di Maulo e Valérie Lafay. Lembramos que dados mais específicos sobre cada pessoa só podem ser obtidos por meio da análise do mapa astral, feita individualmente por profissionais especializados.

Carne vermelha: boa fonte de energia para signos de fogo
Fogo: áries, leão e sagitário
Tendem a ser ativos, competitivos e adeptos de atividades físicas intensas. A carne vermelha funciona como fonte de energia, que também pode ser obtida com dietas ricas em carboidrato e bem equilibradas nutricionalmente. Do contrário, descontam na alimentação: comem muito e rápido, sem tanto critério. Isso pode desequilibrar o organismo. Legumes, frutas e temperos de tonalidade amarela, laranja, vermelha e verde fazem bom papel na dieta. Espinafre, brócolis, curry e pimenta são aliados na composição dos pratos.
Áries: o que atrai o ariano é o diferente, as cores fortes (roxo e marrom) e as receitas à base de vinho. Embora receptivo a novidades, prefere a mesa simples e bem posta e as receitas práticas.
Leão: o leoninos adoram comer, sobretudo carnes nobres, como cordeiro e pato. Valoriza conforto e fartura à mesa. Costuma ser atraídos por pratos refinados, elaborados detalhadamente.
Sagitário: o sagitariano dá importância a produtos, comidas e bebidas reconhecidos por marca e qualidade. Há uma queda por luxo e requinte, mas a trinca molho, massa e carne também funciona.

Para metabolismos lentos: carne branca, magra e grelhada
Terra: touro, virgem e capricórnio
Com paladar apurado, têm uma queda também por pratos que incorporam ingredientes subterrâneos, como batata, mandioca e gengibre. Gostam de carne branca, magra e grelhada e, por terem o metabolismo mais lento, a digestão de alimentos pesados e gordurosos pode ser mais vagarosa. Tendem a preferir sabores com alguma memória afetiva, mas não espantam novidades.
Touro: receitas familiares, simples e que saciam o apetite rapidamente são as preferidas. Ervas (tomilho e alecrim) que remetem ao campo agradam o paladar, assim como carnes, patês, quiches e tortas.

Virgem: o virginiano prefere apreciar sabores isoladamente, sem muitas misturas e exageros de molhos. Costuma ser atraído por soluções simples, folhas e leguminosas bem apresentadas e em pratos leves.
Capricórnio: com apetite mais para o clássico, o capricorniano fica mais à vontade diante da mesa simples, sem luxo ou comidas extravagantes. Gosta especialmente de carnes cozidas.

Signos de água tendem a preferir pratos doces
Água: peixes, câncer e escorpião
Pratos com molhos e especiarias agradam o paladar dos signos da água e, em tese, não fazem mal nem mesmo se o organismo estiver fragilizado em virtude de problemas emocionais. Tendem a gostar mais das sobremesas do que dos pratos de sal, mas comem quase de tudo.
Peixes: misturas e experimentações lúdicas abrem o apetite do pisciano. Gosta de comidas menos triviais e pratos que misturam quente e frio, doce e salgado.
Câncer: conforto no paladar é o que mais encanta o canceriano. Agradam pratos que incorporam peixes e frutos do mar em receitas "macias" e sem muita variedade de textura, como os risotos.
Escorpião: rum, café e limão, nas bebidas, associados a pratos bem elaborados costumam incitar o paladar dos escorpianos, afeitos também a combinações apimentadas.

Aquário, gêmeos e libra: folhas e frutas para uma melhor digestão
Ar: aquário, gêmeos e libra
Alimentos de fácil digestão, sabores menos óbvios e boa companhia costumam ser a chave da boa refeição para aquarianos, geminianos e librianos. Sabem apreciar receitas que incorporam folhas, frutas, cereais e aves. O temperamento mais agitado pode resultar em sistema nervoso frágil e, consequentemente, propensão a estresse. Daí, a recomendação de bom senso no consumo de frituras, sal e carnes.
Aquário: é atraído por pratos clássicos e bem artesanais. No capítulo das sobremesas, destacam-se as musses, como a de laranja, e outras sobremesas cremosas.
Gêmeos: gosta de ser impactado pela comida e tem uma relação bastante sensorial com ela. Por ter apetite visual aguçado, fica encantado por receitas com cores vibrantes, como o vermelho.
Libra: sedução, elegância e organização são coisas que, combinadas, induzem o apetite do libriano. Pessoas desse signo valorizam pratos bonitos e repletos de detalhes.

Nenhum comentário: