quinta-feira, 15 de abril de 2010

Você sabe o que é Slow Food?




Fast Food todo mundo sabe o que é. Pensando nessa oposição e seguindo o conceito de ecogastronomia, na tentativa de manter vivas as tradições culinárias regionais, em 1989, foi criada a Slow Food, uma instituição sem fins lucrativos. A filosofia é comer bem, ter prazer mas, com muita saúde e respeito ao meio ambiente.

É inútil forçar os ritmos da vida.
A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.
Carlo Petrini, fundador do Slow Food

A sede da Slow Food é na Itália, numa região privilegiada pela fartura de vinhos, trufas brancas, queijos e carne. Para a instituição é inaceitável que hoje, um gastrônomo deixe de pensar na qualidade da sua receita, na escolha correta dos ingredientes e nos impactos causados a biodiversidade e ao planeta em geral. Proteger espécies vegetais e raças animais faz parte do conjunto de ações que valorizam a ética e o bem estar da alimentação.
São inúmeros projetos de impacto notório, com ações regionais espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil.
Acesse: http://terramadre.slowfoodbrasil.com/

O site da Slow Food é bem completo no quesito informação. São muitos textos explicativos e bastante convicentes que, nos obrigam a refletir e pensar nas questões de como comemos e o que comemos. Vale pena tirar um tempo prá navegar nessas páginas e aprender.
Boa viagem!

Nenhum comentário: