segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gastronomia indígena no Dia do Indio

Ingredientes típicos fazem parte do dia a dia dos brasileiros.

Por Bianca Marchetti


Há 510 anos, um desvio equivocado da rota das caravelas de Pedro Álvares Cabral, explorador português, fez com que o Brasil fosse “descoberto”. Ao pisarem em terra firme, os europeus foram recebidos por um povo muito diferente - os indígenas - que desfrutavam de tudo o que a natureza oferecia, dos banhos de cachoeira aos frutos e animais que compunham seu cardápio.


E por falar em cardápio, a gastronomia indígena é muito parecida com o que hoje chamamos de cozinha natural. Todos os ingredientes eram retirados da terra e assados em fogueira, ainda frescos. Por isso, os nativos caçavam apenas a quantidade que conseguiam comer, para evitar o desperdício e, por consequência, a extinção de espécies.


Mesmo depois da entrada do povo branco e negro no solo verde-amarelo, os indígenas ainda tentam conservar sua cultura e hábitos alimentares no dia a dia da tribo. Entretanto, alguns ingredientes transpassaram a cortina das aldeias e fazem parte de receitas sofisticadas apreciadas pelo país afora. O palmito, a mandioca, a abóbora, os peixes e as carnes de caça, como a paca, são exemplos disso. Esses ingredientes são estrelas de pratos simples ou sofisticados, dando um sabor brasileiríssimo às refeições.


Além de alimentos, a cultura indígena também cultiva a utilização de plantas como remédio. A folha de goiaba, por exemplo, serve para cortar a diarréia, assim como o cipó milonabe. O dia 19 de abril foi escolhido pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, para honrar esse povo tão especial, que é a raiz da nossa história.

Nenhum comentário: